Sistema de Inteligência artificial criado pela Google consegue projetar seus próprios chips

Conquista é vista por especialistas como a "última fronteira"

[Sistema de Inteligência artificial criado pela Google consegue projetar seus próprios chips]

FOTO: Reprodução/Solvimm

Um sistema de inteligência artificial (IA) criado por engenheiros do Google está conseguindo projetar chips tão bons quanto os criados por humanos, mas num tempo mais curto do que eles levam para projetá-los. O novo método de aprendizado da máquina é baseado em um sistema de recompensas e punições inspirado na psicologia comportamental. O planejamento de microchip foi o último grande reduto que resistiu à automação.

A revista Nature publicou uma pesquisa que indica que as máquinas podem fazer o mesmo ou melhor do que os humanos e muito mais rapidamente. O trabalho, liderado pelas engenheiras Azalia Mirhoseini e Anna Goldie, mostra como um método de aprendizado de máquina idealizado por elas projetou chips em menos de seis horas, igualando ou superando os parâmetros mais importantes dos humanos.

"Nossa abordagem pode gerar automaticamente desenhos básicos que são comparáveis ou superiores aos projetos humanos em benefícios, desempenho e área.", afirma Goldie. "É totalmente automatizado e converge em poucas horas, enquanto especialistas humanos podem levar meses para entregar resultados.", completa. Nesse caso, criaram um design em menos de seis horas que ultrapassou os criados por humanos em várias semanas.

Para a professora de tecnologia eletrônica da Universidade Politécnica de Madri, Marisa López Vallejo, o método permite algo melhor e infinitamente mais rápido: "Os humanos, quando já têm um plano básico que lhes parece bom, não mudam mais, pois ficaria muito caro. Com este sistema, você pode desfazê-lo e gerar novamente. Isso é muito valioso.", pondera.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!