Peru deve decretar estado de emergência após aumento de casos da dengue

Mais de 83% do território peruano enfrenta problemas com a doença 

[Peru deve decretar estado de emergência após aumento de casos da dengue]

FOTO: Laiz Menezes/Farol da Bahia

O ministro da Saúde do Peru, Cesar Vasquez, informou na segunda-feira (26), que o país vai decretar uma emergência de saúde em diversas cidades devido ao aumento nos casos de dengue. Segundo dados do governo peruano, mais de 83% do território do país enfrenta problemas com a doença.  

Segundo Vasquez, o estado de emergência vai ser declarado em 20 das 24 regiões administrativas do Peru. O ministro detalhou que a medida visa fazer um maior uso do orçamento público para combater a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

No Peru, até esta segunda, 28 pessoas morreram em decorrência da dengue. Vasquez alertou para um possível surto da doença devido às condições climáticas favoráveis para a reprodução do mosquito. 

O total de 25 mil casos de dengue registrados nas sete primeiras semanas de 2024 no Peru é 95% maior do que o número no mesmo período de 2023, quando mais de 400 pessoas morreram vítimas da doença durante todo o ano. 

Argentina também enfrenta alta de casos 

O Ministério da Saúde da Argentina divulgou um boletim no dia 18 deste mês que mostrava um total de 48 mil casos de dengue registrados no país entre julho de 2023 e o início de fevereiro. Até o momento, foram 35 mortes pela doença.

Dengue no Brasil

Até quinta-feira (22), o Brasil havia registrado mais de 740 mil casos prováveis de dengue em 2024. O total apresenta um aumento de 350% com relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. 

De acordo com estimativas do Ministério, o Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue neste ano, quase o triplo do que foi notificado em 2023 (1,6 milhão). 

Até o momento, foram confirmadas 151 mortes por dengue no Brasil, sendo que 501 óbitos são investigados para descobrir se a causa também foi pela doença. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!