• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Pesquisa feita no Brasil revela que cães podem detectar o coronavírus no suor humano

Pesquisa feita no Brasil revela que cães podem detectar o coronavírus no suor humano

Próxima etapa do estudo deve ser feita no inicio de outubro

Por Da Redação
Às

Pesquisa feita no Brasil revela que cães podem detectar o coronavírus no suor humano

Foto: Reprodução/Jornal Hoje em Dia

Cães farejadores podem indicar a presença do coronavírus em humanos. Essa é a hipótese de uma pesquisada realizada no Brasil e que teve sua primeira fase concluída com sucesso. Os resultados da análise da UFRPE (Universidade Federal Rural do Pernambuco) estão em fase final e devem ser publicados em breve em artigo apontando a capacidade superior a 90% do animal identificar quem está infectado.

A pesquisa é um desdobramento de um projeto francês que iniciou essa mesma pesquisa no país europeu. No Brasil, os cães que estão sendo utilizados são de uma empresa que realiza o treinamento de animais para farejar drogas e explosivos. Na primeira fase dos testes foram 100 amostras enviadas para o Centro de Treinamento de Cães, em Campo Limpo Paulista (SP).

Primeira etapa

No local, dois cães foram designados para começar a identificar o odor em chumaços de algodão com suor extraído da axila de pessoas com e sem a presença da Covid-19. Os pacientes para essa pesquisa foram captados pela prefeitura de Paudalho, zona da mata de Pernambuco, que também é parceira do projeto. 

Segundo François Czyba, diretor da empresa que realiza os treinamentos, os primeiros resultados do estudo brasileiros são animadores. "Você coloca os chumaços dentro de recipientes de vidros e os põe em oito suportes de metal: o cão passa e senta em frente, indicando de maneira clara o que tem o vírus".

Próximo passo

De acordo com o biólogo, professor e pesquisador da UFRPE, Anísio Francisco Soares a próxima fase do estudo será feita na prática, os cães virão para Pernambuco e vão realizar o teste em seres humanos. A previsão é que isso aconteça a partir do início de outubro.

"Estamos vendo agora a parte logística. Vamos montar uma estrutura em Paudalho e para que os cães possam ser alojados nas mesmas condições que estão em São Paulo. Os testes com eles serão no hospital. Assim, quando as pessoas chegarem ao local, passarão em uma sala para que os cães possam sentir o odor diretamente ou por um chumaço de suor da axila retirado na hora para fazer essa análise".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.