• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pesquisa sonda preocupação de agências reguladoras de saneamento sobre nova lei

Pesquisa sonda preocupação de agências reguladoras de saneamento sobre nova lei

Levantamento foi realizado pelo Instituto Trata Brasil, com 66 entidades

Por Da Redação
Às

Pesquisa sonda preocupação de agências reguladoras de saneamento sobre nova lei

Foto: Reprodução/ G1

Agências reguladoras de saneamento mostram a percepção de futuro das entidades com as mudanças estabelecidas pela nova Lei do Saneamento. O levantamento foi feito com 66 agências e realizado pelo Instituto Trata Brasil.

A nova lei foi sancionada em julho de 2020 e visa ampliar a presença do setor privado na área, pois o saneamento é um serviço prestado por empresas públicas estaduais. O texto também prevê que a Agência Nacional de Águas (ANA) deverá estabelecer normas de referência sobre padrões de qualidade e eficiência na prestação, na manutenção e na operação dos sistemas de saneamento básico.

A pesquisa coletou a expectativa das agências municipais e estaduais para os efeitos da implementação de novas regras e a ação da ANA para comandar as melhorias. 

Com isso, a pesquisa pede para que os entrevistados classifiquem os desafios da agência reguladora entre "pouco".

A maioria dos mandatários (61%) tem visão positiva sobre o preparo da ANA para atendimento às novas competências para melhorias do novo regulatório. Outros 13% discordam desse grupo e 26% disseram que não poderiam opinar. Entre os reguladores, a opinião está dividida: 36% não soube opinar, outros 34% concordam que a agência está pronta, enquanto 30% discordam.

"Há uma esperança substancial por parte desse público de que as novas normas de referência a serem publicadas pela ANA contemplem e tragam melhorias às agências, em especial à governança regulatória, autonomia e redução da interferência política", diz o estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário