• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Pesquisadores da UFRB cobram atenção de autoridades para reservas de Terras Raras reveladas na Bahia

Pesquisadores da UFRB cobram atenção de autoridades para reservas de Terras Raras reveladas na Bahia

Ao menos seis municípios estão no foco de empresas estrangeiras para terem suas reservas exploradas.

Por Da Redação
Às

Pesquisadores da UFRB cobram atenção de autoridades para reservas de Terras Raras reveladas na Bahia

Foto: Créditos: José Cruz /Agência Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFRB) cobram atenção das autoridades em relação a reservas de Terras Raras reveladas na Bahia. Segundo informações do Grupo de Materiais Fotônicos da UFRB, há projetos de mineração com participação de empresas do Canadá, Austrália e Estados Unidos em pelo menos seis municípios do estado.  

Depósitos de monazita em minerais pesados nas praias do extremo sul do Estado, na região de Cumuruxatiba em Prado e partes de Alcoçaba, também estaria no foco das empresas estrangeiras.  

Em entrevista ao Bahia Notícias, o professor Jorge Meneses, que lidera o grupo de pesquisa, abordou que a exploração pode trazer benefícios, mas é preciso ter cuidado na organização da estrutura.

“Não basta exportar o minério bruto. A Bahia pode e deve pensar em toda a cadeia: da prospecção ao produto final. Isso inclui produção de ímãs, dispositivos fotônicos, motores elétricos e outros materiais estratégicos”, disse.

O professor ainda afirma que as Terras Raras podem ser importantes elementos para a autonomia tecnológica e industrial do país, por serem minerais críticos, no sentido de serem essenciais para os setores de tecnologia, energia e defesa;  e também por serem estratégicos, ou seja, crucias para a soberania, segurança e desenvolvimento de um país.

“No Brasil, terras raras são ambas as coisas: críticas e estratégicas. Estão no centro de disputas econômicas globais, mas também representam uma chance de autonomia tecnológica e industrial”, complementou.

Atualmente, reservas desses materiais têm sido exploradas nos municípios de Belmonte, Jequié, Ubaíra, Jiquiriçá e Prado.

As Terras Raras são minerais que compõe um grupo de 17 elementos químicos encontrados na natureza junto com outros minérios. De difícil extração e com alto valor comercial, eles são indispensáveis para diversos produtos, a exemplo da dispositivos eletrônicos, foguetes e equipamentos médios.   

Espalhadas ao redor do mundo em concentrações pequenas, o Brasil é o segundo maior país com reservas de Terras Raras, atrás apenas da China. Tais fatores, geraram interesse dos EUA na exploração desses minerais e tem sido apontado como elemento de negociação da guerra comercial iniciada com a imposição do tarifaço.     

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.