Pessoas invadem centros de ajuda humanitária em Gaza
Agência da ONU reportou invasões

Foto: Unicef/ Hassan IsIyeh
Armazéns e centros de distribuição humanitária foram invadidos, principalmente nas regiões central e sul da Faixa de Gaza, segundo informou a Agência de Assistência e Obras das Nações Unidas (Unrwa),. A agência ainda reportou que itens essenciais como farinha de trigo foram levados.
Deir al-Balah é o lar de um desses centros, onde a Unrwa recebe suprimentos dos comboios humanitários do Egito. Thomas White, diretor da Unrwa, expressou preocupação, mencionando que o colapso da ordem civil parece iminente após três semanas de guerra e um cerco severo a Gaza. Ele descreveu um ambiente de medo e desespero entre as pessoas, que se sentem isoladas e desamparadas.
A Crescente Vermelho Palestino, braço da Cruz Vermelha na região, relatou a solicitação de evacuação imediata do hospital de Al-Quds por parte de Israel, alegando que o local seria alvo de bombardeios. Além disso, o secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou Israel novamente, clamando por um cessar-fogo na região durante uma visita ao Nepal.
O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência a pedido dos Emirados Árabes Unidos, prevista para segunda-feira (30). Um cessar-fogo pode ser acordado durante um encontro.