Petrobras firma uma parceria com a WEG para produção de um aerogerador onshore de 7 megawatts
É o primeiro projeto dessa dimensão no Brasil, com um investimento de aproximadamente R$ 130 milhões

Foto: Divulgação
A Petrobras comunicou na última quarta-feira (13), que firmou uma parceria para desenvolver um aerogerador onshore de 7 megawatts (MW), com a WEG, empresa multinacional brasileira de eletroeletrônicos.
De acordo com as informações, é o primeiro projeto dessa dimensão no Brasil, com um investimento de aproximadamente R$ 130 milhões. O projeto já está em andamento pela WEG, mas a produção do equipamento está prevista para começar em 2025. O projeto engloba o desenvolvimento de tecnologias para a produção dos componentes do aerogerador, adequados às condições eólicas brasileiras, bem como a construção e testes de um protótipo.
“Este projeto representa um marco importante para a Petrobras, pois aumentará seu conhecimento em tecnologia de energia eólica, além de contribuir para impulsionar a transição energética no Brasil”, diz.
Segundo a Petrobras, o acúmulo de conhecimentos na produção destes aerogeradores, por parte do fornecedor, “pavimenta o caminho para o desenvolvimento de aerogeradores de maior porte, que poderão ser utilizados nos projetos de geração offshore".