• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • PF afirma que Secretaria de Saúde de Ilhéus desconsiderou aviso de fraude

PF afirma que Secretaria de Saúde de Ilhéus desconsiderou aviso de fraude

Pasta foi responsável pela licitação do abrigo para infectados por Covid-19, diz polícia

Por Da Redação
Ás

PF afirma que Secretaria de Saúde de Ilhéus desconsiderou aviso de fraude

Foto: Divulgação

Representantes da Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) afirmaram em coletiva sobre a Operação Nefanda, realizada na manhã desta quarta-feira (11), que a secretaria de saúde de Ilhéus, cidade no litoral Sul da Bahia, foi alertada sobre as fraudes no contrato de um abrigo para infectados com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

De acordo com a PF e a CGU, que investigam o caso, a pasta foi responsável por todo o processo de licitação.

O superintendente da CGU, Ronaldo Machado, disse que mesmo avisada pelo setor jurídico da prefeitura de problemas na dispensa de licitação, a secretaria de saúde ilheense decidiu levar adiante o processo. “A própria procuradoria já havia alertado sobre algumas irregularidades, principalmente sobre a falta de experiência da empresa, e ainda assim foi levado a cabo essa contratação irregular”, disse.

Funcionários da secretaria devem ser ouvidos ainda nesta quarta como parte das investigações do caso. De acordo com o delegado da PF, Anderson Alves, a prestação do serviço ainda tinha falhas. A contratação, segundo ele, só se encarregava de pagar funcionários. As demais despesas, o que incluía energia e até produtos de higiene, eram pagos pela prefeitura.

A operação foi deflagrada para cumprir nove mandados de busca,  oito em Ilhéus e um em Itabuna,  e teve como objetivo combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia.

De acordo com a PF, foi apurado que o haras foi contratado por R$ 1,2 milhão, para gerir o abrigo, mesmo não tendo capacidade técnica e operacional para a finalidade.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.