• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • PF compila mais de 50 publicações ligadas a milícias com ameaças contra Dino por voto que condenou Bolsonaro

PF compila mais de 50 publicações ligadas a milícias com ameaças contra Dino por voto que condenou Bolsonaro

Companhia encaminhou a consulta ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, sobre a conexão das ofensas e o inquérito das milícias digitais

Por Da Redação
Às

PF compila mais de 50 publicações ligadas a milícias com ameaças contra Dino por voto que condenou Bolsonaro

Foto: Sophia Santos/STF

A Polícia Federal (PF) compilou mais de 50 publicações com ligações a milícias com ameaças contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, por conta do voto no julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão por cinco crimes na trama golpista. A companhia encaminhou a consulta ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, sobre a conexão das ofensas e o inquérito das milícias digitais.

Em setembro deste ano, Dino havia protocolado uma representação junto à PF para investigar as ameaças recebidas pelo magistrado nas redes sociais.

Após voto para condenar Bolsonaro, Dino pede apuração de ameaças a PF

A PF analisou diversas postagens feitas por diferentes pessoas na internet, com ameaças dirigidas nominalmente ao ministro Flávio Dino e ao delegado de Polícia Federal Fábio Shor.

"A individualização dos alvos confere maior gravidade e reprovabilidade às condutas, porquanto amplia o potencial intimidatório, constrange o exercício regular da função pública e rompe a esfera do debate abstrato para uma concretude persecutória. Portanto, tais comportamentos têm o condão de causar temor real nas vítimas e, consequentemente, obstaculizar o desempenho independente e imparcial de suas funções enquanto agentes públicos", revelou a companhia.

Caso seja reconhecida a vinculação com as milícias, a PF recomenda a atuação de Petição (PET) específica para a apuração das ofensas contra Dino.

O ministro revelou à PF que as ameaças se intensificaram após votar a favor da condenação dos réus. Em algumas ofensas, havia referências aos recentes acontecimentos no Nepal.

"Imediatamente após o voto que proferi, passei a ser destinatário de graves ameaças contra a minha vida e integridade física, veiculadas via internet. Entre os traços que chamam atenção, há uma constante alusão a eventos ocorridos no Nepal, o que parece sugerir uma ação consertada com caráter de incitação", contou o magistrado.

Dino já havia sido ameaçado, quando a PF indiciou uma passageira que gritou, hostilizou e tentou agredir o ministro durante um voo de São Luís–MA para Brasília, às vésperas do início do julgamento de Bolsonaro.

• PF indicia mulher que tentou agredir Flávio Dino em voo na véspera do julgamento de Bolsonaro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.