PF investiga fraude de R$22 mi no INSS com participação de servidores
Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos e duas ordens de afastamento de funções públicas

Foto: Reprodução/PolíciaFederal
A Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Destoante na manhã desta quarta-feira (27), para combater fraudes na concessão de benefícios previdenciários do INSS, na região de Chapecó, em Santa Catarina. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos e duas ordens de afastamento de funções públicas.
As investigações começaram em dezembro de 2024, quando surgiram indícios da participação de dois servidores do INSS em um esquema de concessão irregular de benefícios, incluindo pagamentos retroativos indevidos.
Segundo a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP), do Ministério da Previdência Social, a atividade criminosa pode ter causado um prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 22 milhões.
Os investigados podem ser indiciados pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário e peculato eletrônico.
Leia mais: Fraude no INSS: PF de 12 estados faz perícia em material apreendido pela operação