PIB de EUA e Alemanha batem recorde negativo no trimestre
Coronavírus é tido como principal fator para o desempenho

Foto: Reprodução/Internet
A economia dos Estados Unidos sofreu a maior retração de sua história no segundo trimestre, destacando como a pandemia do coronavírus devastou os negócios em todo o país e deixou milhões de americanos desempregados.
O PIB (Produto Interno Bruto) encolheu em um ritmo anualizado de 32,9% no período de abril a junho em relação ao primeiro.
Esse registro foi o maior entre os dados trimestrais desde 1947, mostrou a estimativa inicial do Departamento de Comércio nesta quinta-feira (30).
Alemanha
Na Europa, o PIB da Alemanha sofreu um tombo de 10,1% no segundo trimestre desse ano, ante os três meses anteriores, refletindo as medidas de confinamento tomadas no período em função da pandemia do coronavírus, que derrubaram os gastos das famílias, os investimento empresariais e as exportações.
De acordo com os dados preliminares com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira (30), pela Destatis, a agência de estatísticas do país, a queda é a maior já registrada desde que o indicador começou a ser medido, em 1970.
“O que até agora foi impossível de conseguir com as quebras dos mercados acionários ou os choques do preço do petróleo foi alcançado por uma minúscula criatura chamada corona.”, afirmou o economista do DekaBank Andreas Scheuerle.