PIB do agronegócio pode crescer 9% em 2020

A projeção é da CNA

Por Da Redação, Agências
Ás

PIB do agronegócio pode crescer 9% em 2020

Foto: Agência Brasil

De acordo com um balanço da CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a expectativa é para que o PIB do agronegócio feche 2020 com crescimento de 9%, e 2021 com 3%. Segundo a Confederação, neste ano, o crescimento aconteceu por alguns fatores, como o auxílio emergencial, que estimulou o consumo interno, e o aumento da demanda internacional em conjunto com a desvalorização do câmbio, que auxiliaram no crescimento das exportações mesmo em um ano de pandemia.

No início da crise por causa da pandemia da covid-19, a produção diminuiu devido as incertezas, o que derrubou a oferta no momento de crescimento da demanda. No âmbito externo, o preço do dólar tornou o produto brasileiro mais atraente para o estrangeiro, mas aumentou os preços de insumos, como fertilizantes.

De acordo com o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, o crescimento de 3% do PIB é considerado “robusto”. "O lado da oferta vai ter um incremento da produção no próximo ano, do lado da demanda, os fatores que culminaram nesse aumento momentâneo bem no ápice da pandemia, de certa forma vão estar diluídos ao longo do ano. Então a gente vai ter um equilíbrio maior entre oferta e demanda".

No campo internacional, a expectativa da Confederação é de abertura de mercados, com mais diversidades nos produtos para exportação. Neste ano, a Indonésia e a Tailândia aumentaram muito a demanda por commodities brasileiras, assim como a China.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário