Pirataria incentiva empresas a investirem mais em inovação, diz estudo
Segundo a pesquisa, houve um aumento de 10% na pirataria e gastos com P&D podem subir 2,8% nas companhias

Foto: Reprodução
A pirataria de software online pode impulsionar a inovação nas empresas, de acordo com um estudo publicado pelo US Patent and Trademark Office (USPTO). A prática pode encorajar as empresas a investirem mais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) na tentativa de impedir a pirataria e proteger suas produções.
Conforme o estudo, a fraude não minimiza a quantidade de novos filmes produzidos ou desacelera a produção musical e a inovação. A pesquisa do material foi realizada por Wendy Bradley, professora assistente da Cox School of Business, e por Julian Kolev, economista do USPTO.
O estudo mostra que houve um aumento de 10% na pirataria e os gastos com P&D podem subir cerca de 2,8% nas companhias. "Descobrimos que o aumento da pirataria aumenta os gastos subsequentes com P&D, direitos autorais, marcas registradas e patentes para grandes empresas de software", dizem os pesquisadores.
Dessa forma, a amostra cita que existe "um forte aumento na atividade inovadora após o choque da pirataria, mas também que, as empresas mudaram suas estratégias de propriedade intelectual para buscar um portfólio mais diversificado".