• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Pix Parcelado já está disponível em principais bancos nacionais; entenda como funciona

Pix Parcelado já está disponível em principais bancos nacionais; entenda como funciona

Método é semelhante a um parcelamento com juros no cartão de crédito

Por Da Redação
Ás

Pix Parcelado já está disponível em principais bancos nacionais; entenda como funciona

Foto: Getty Images

O Banco Central ainda se prepara para realizar o lançamento do Pix Parcelado oficialmente. Algumas instituições, no entanto, já oferecem a modalidade de pagamento para os clientes. O método é semelhante a um parcelamento com juros no cartão de crédito.

Também chamado de Garantido ou Crédito, na prática ele funciona assim: o lojista ou a pessoa física recebe o pagamento na hora, e é o correntista quem arca com os juros do parcelamento. Quanto mais parcelas, maiores costumam ser as taxas aplicadas.

A ideia, segundo o BC, é acelerar a inclusão financeira e fazer com que no futuro, o cartão de crédito e outros meios de pagamento possam ser substituídos pelo Pix. Para o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, em breve os brasileiros "poderão fazer tudo no Pix".

Bancos e serviços de pagamento, como Nubank, Itaú, Bradesco e Santander já possuem serviços parecidos disponíveis para os seus clientes. No entanto, por ainda não haver uma padronização estabelecida pelo BC, o funcionamento varia de instituição para instituição.

Em grande parte dos bancos esta opção é oferecida na modalidade de crédito. Isso porque, o cliente solicita a transferência imediata para outra conta, mas ao optar pelo parcelamento o banco empresta o dinheiro integral ao cliente. São selecionadas o número de parcelas, passa-se pela análise de crédito, e na data marcada é debitado da conta o valor da mensalidade.

O Pix Parcelado, apesar de já constar no calendário de atualizações preparada pelo BC, ainda não tem data definida para ser lançado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.