Plataforma mostra os riscos de pegar coronavírus por rua e bairro no Brasil
Mapa de risco de contaminação cruza dados do Ministério da Saúde e Fiocruz

Foto: Reprodução/ Juntos contra o Covid
Um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) cruza dados do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz) com algoritmos em um mapa que estima os risco de contaminação do novo coronavírus por rua e bairro no Brasil. Intitulado como "Juntos contra o Covid", o projeto funciona gratuitamente e classifica de baixo a alto os riscos entorno da residência ou trabalho.
A atualização dos dados é realizada a cada cinco minutos e marca de vermelho as regiões mais vulneráveis, do ponto de vista de concentração de casos suspeitos, proximidade de unidades de saúde etc.
A plataforma foi desenvolvida em março, pelo estudante de medicina Faissal Nemer Hajar, de 20 anos, que já participou de especialização em pesquisa clínica na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Inicialmente, o projeto era restrito e só atendia a cidade de Curitiba, no Paraná. Mas, atualmente recebe apoio de doações e de referências de empresas de tecnologia, a exemplo da Amazon Web Services e do Cloudster, e realiza estimativas quanto às maiores cidades do Brasil.