Podcast: O Lado B de Brasília - Pompeo de Mattos

Deputado federal pelo Rio Grande do Sul pelo PDT é o entrevistado da semana

[Podcast: O Lado B de Brasília - Pompeo de Mattos]

FOTO: Reprodução

Pompeo de Mattos já está no quinto mandato como deputado federal e é conhecido por andar nos corredores da Câmara com a indumentária gaúcha, a pilcha. Inclusive, além de paletó e gravata, a pilcha agora é um traje aceito no Parlamento por uma demanda dele, como ele conta no Lado B de Brasília.
Bom de fala, o deputado acredita ser mais fácil escrever um poema a um discurso político. Aqui ele divide um pouco desse lado poeta, recita obras próprias e chega a fazer rimas durante a entrevista. Ele nega que o talento seja uma influência do nome Darci, que recebeu em homenagem ao poeta conterrâneo Darci Fagundes.
Filiado ao PDT durante toda a carreira política, Pompeo de Mattos lembra de outro Darcy, o Ribeiro, colega de partido e ex-ministro da Educação. "Sem educação não há solução", ressalta.

Pompeo já disputou onze eleições e ganhou dez, segundo ele porque caiu da garupa quando saiu como vice. Aqui ele diz que está pronto para qualquer desafio e acredita no potencial de Ciro Gomes para presidência da República. Sobre a personalidade intensa de Ciro, Pompeo é prático: "É melhor ser boca brava do que não ter boca para nada".


Comentários