• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Podomblé: especialista destaca importância da “higiene do sono” e alerta para hábitos que prejudicam o descanso

Podomblé: especialista destaca importância da “higiene do sono” e alerta para hábitos que prejudicam o descanso

Orientações incluem mudanças de comportamento, controle do consumo de café e álcool

Por Da Redação
Às

Podomblé: especialista destaca importância da “higiene do sono” e alerta para hábitos que prejudicam o descanso

Foto: Podomblé

Durante participação no programa Podomblé, o especialista Renato Mendes abordou o tema “Sono Nosso de Cada Dia” e defendeu que a qualidade do descanso está diretamente ligada à adoção de hábitos saudáveis antes de dormir. Segundo ele, o quarto deve ser um espaço destinado exclusivamente ao repouso e à intimidade. “Para que serve um quarto? Um quarto só tem duas funções, para dormir e para namorar, ponto. Não tem outra função dentro desse quarto”, afirmou.

Renato destacou que o sono exige uma rotina semelhante aos cuidados de higiene pessoal, conceito que ele define como “higiene do sono”. “É um convite para todas as pessoas que assistem ao Podomblé aprenderem a fazer a higiene do sono, que nada mais é do que a modificação do comportamento”, explicou. Entre as recomendações, ele citou a redução do consumo de alimentos em excesso, álcool, cigarro e café. “Até às 17 horas, até às 5 da tarde você toma seu café, ponto. Não passe mais desse horário porque você vai ter um comprometimento lá na frente”, alertou.

O especialista também chamou atenção para fatores ambientais que interferem no descanso, como o tipo de colchão e a luminosidade no quarto. “O teu colchão, nem muito mole, nem muito duro, um colchão adequado”, orientou, acrescentando que o ambiente deve ser completamente escuro. “Aquela luzinha que a gente vê no ar-condicionado, aquela luzinha do ventilador, aquilo ali já incomoda e vai atrapalhar o teu sono”, disse. Renato ainda reforçou que o corpo produz naturalmente a melatonina durante a noite e criticou o uso indiscriminado de medicamentos. “O nosso organismo já produz esse hormônio, naturalmente, à noite, na tranquilidade”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.