Polícia Civil reforça registro de perda e furto de documento por meio da Delegacia Digital
Serviço já é oferecido desde 2008

Foto: Fernando Vivas/ GOVBA
Os baianos e turistas que precisarem fazer o registro de perda de documentos ou furto de bens e objetos durante o período das festas populares da cidade, têm à disposição o site da Delegacia Digital, que contabilizou 104.698 registros desse tipo em 2019. O serviço já é oferecido desde 2008.
De acordo com a coordenadora da Delegacia Digital, Célia Miranda, em festas como o Carnaval, há um aumento dos registros; em 2019, a Polícia Civil validou 3.141 boletins do tipo. “A gente observa que no período de carnaval, a cada ano, o número de registros aumenta na Delegacia Digital. Isso não quer dizer que ocorreu um número maior de delitos durante o período carnavalesco de um ano para o outro. O que constatamos é que está havendo, cada vez mais, a procura pelo meio tecnológico para o registro das ocorrências”, explica.
Orientações
Após registrar a ocorrência no site da Delegacia Digital, a Polícia Civil realiza uma pesquisa a partir de todos os dados fornecidos pelo usuário. Em seguida, a denuncia é validada e a certidão da ocorrência encaminhada para o e-mail informado no momento do registro da perda ou furto. O tempo médio para que o documento seja enviado é de 24 horas.
Para registro de furtos de objetos como celular, é interessante que seja informado na ocorrência o número do IMEI do aparelho. Caso o item seja encontrado, a Polícia Civil entra em contato para a devolução do bem ao proprietário.