Policia Federal prende traficantes de animais
Operação Urutau 2 aconteceu em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco

Foto: Divulgação
Uma operação da Polícia Federal, chamada de Urutau 2 foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (4), para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de animais silvestres em São Paulo. Mais de 200 animais foram resgatados e 11 pessoas foram presas na ação que aconteceu nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco.
Em São Paulo, um dos presos, Roberto Augusto Martinez Filho, conhecido como “Zé do Bode”, é apontado por agentes da Polícia Federal e da Polícia Ambiental como um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. Segundo os agentes, ele comercializava os animais através das redes sociais. Zé do Bode já tinha sido preso em agosto do ano passado após ser flagrado com um casal de macacos, mas estava em liberdade.
Além dele, um outro homem que também vendia animais de forma clandestina há 38 anos foi preso em São Paulo. De acordo com a polícia, o filho desse homem também participava do esquema, mas ainda não foi localizado.
Entre os animais apreendidos está a arara-azul, que corre risco de extinção. Também foram apreendidas outras aves como papagaios, tucanos e até ouriços.
A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Polícia Militar Ambiental do São Paulo, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e o Ibama.
A primeira fase da operação ocorreu em 23 de maio de 2019. Nove pessoas foram presas e cerca de 350 animais mantidos em cativeiro apreendidos.