• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Policiais presentes no Capitólio processam Trump por incitação ao ataque que culminou em cinco mortes

Policiais presentes no Capitólio processam Trump por incitação ao ataque que culminou em cinco mortes

Alegação é de que presidente conspirou com grupos de extrema-direita e incitou o ataque

Por Da Redação
Ás

Policiais presentes no Capitólio processam Trump por incitação ao ataque que culminou em cinco mortes

Foto: Getty Images

Sete policiais do Capitólio dos Estados Unidos processaram na última quinta-feira (26), o ex-presidente Donald Trump, alegando conspiração dele com grupos de extrema-direita para provocar o ataque do dia 6 de janeiro contra o Congresso, que culminou em cinco mortes.

No processo aberto em um tribunal federal de Washington, os policiais dizem que o ataque foi ocasionado por meses de retórica de Trump, que eles afirmam que sabia do potencial de violência e que a incentivou na intenção de interromper a certificação da vitória eleitoral do atual presidente Joe Biden.

O processo destaca que Trump conspirou com os grupos de extrema-direita The Proud Boys e The Oathkeepers, além de agentes políticos de extrema-direita, como é o caso de Roger Stone e Ali Alexander, que divulgaram o discurso de Trump próximo a Casa Branca longo antes do ataque ao Capitólio.

"Trump, conjuntamente com outros acusados, fez e incentivou deliberada e persistentemente afirmações falsas de fraude eleitoral para desacreditar o resultado da eleição e incitar maliciosamente a revolta entre seus apoiadores", diz o processo.

Quatro pessoas morreram no dia da invasão, uma foi baleada pela polícia e outras três de causas naturais. Um policial do Capitólio, atacado por manifestantes, morreu no dia seguinte. Quatro policiais que integraram a defesa do Capitólio cometeram suicídio depois.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário