Ponte Salvador-Itaparica: projeto prevê desconto na tarifa para usuário que fizer bate-volta
Governo apresentou projeto na Assembleia Legislativa

Foto: Farol da Bahia
O diretor de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, afirmou que o usuário da ponte Salvador-Itaparica que fizer bate-volta poderá ter desconto na tarifa. A declaração foi feita durante a apresentação do projeto do equipamento pelo governo nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
“Só um detalhe importante, é que também está prevista, que a gente chama de tarifa bate-volta. Tarifa bate-volta, a previsão é que se você fizer o percurso em um dos sentidos e retornar em um período inferior a 24 horas, então na volta você só paga 10% da tarifa”, disse.
Durante a apresentação, o CEO do consórcio responsável pelo empreendimento, Cláudio Vilas Boas, explicou que o valor do pedágio seguirá parâmetros semelhantes ao praticado pelo sistema Ferry Boat. “Se a previsão, a tarifa de pedágio, ela é definida no contrato. É na fase contratual e é atualizada por IPCA, pelo Índice Indicador de Inflação. Então, se eu não me engano, hoje ela guarda sempre uma correlação muito próxima com a tarifa do Ferry Boat. Se não me engano está em torno de R$50,00, que é o mesmo valor que se atravessa com veículos pequenos do sistema Ferry Boat”, afirmou.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, a obra deve iniciar até 4 de junho de 2026.
Leia também: Rosemberg Pinto diz que secretaria da ponte Salvador-Itaparica ‘ainda é um pensamento’