• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Por causa de crise orçamentária, Ibaneis Rocha decreta limite mensal para os gastos públicos no DF

Por causa de crise orçamentária, Ibaneis Rocha decreta limite mensal para os gastos públicos no DF

O documento foi assinado pelo governador e publicado no Diário Oficial de Brasília.

Por Da Redação
Às

Por causa de crise orçamentária, Ibaneis Rocha decreta limite mensal para os gastos públicos no DF

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Um decreto que cria limite mensal para os gastos públicos dos órgãos da administração de Brasília, durante 2026, foi assinado na terça-feira (20) por Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. O documento foi publicado  em uma edição extra do Diário Oficial do DF. 

Segundo o decreto, todos os gastos, incluindo os já previstos anteriormente, deverão ser autorizados pela Secretaria de Economia do Distrito Federal. 

Além disso, os limites são cumulativos a cada mês e podem ser revistos desde que no pedido haja justificativa e a demonstração de que o limite torna as despesas inviáveis. 

Os cortes ocorrem após o governo ter afirmado a existência de uma crise orçamentária, que afetou o setor da saúde pública, incluindo o repasse atrasado de mais de R$100 milhões para o Hospital da Criança em Brasília.

Lei nota na íntegra da Secretaria Econômica sobre a criação do limite mensal

A Secretaria de Economia esclarece que o decreto de programação orçamentária tem como objetivo organizar a liberação dos recursos ao longo do ano, assegurando responsabilidade fiscal e previsibilidade na execução do orçamento público. A liberação mensal dos recursos, no limite de 1/12 do orçamento previsto para cada unidade, permite maior controle dos gastos, sem impedir repasses adicionais em situações pontuais e devidamente justificadas. Trata-se de uma medida preventiva, adotada desde o início do exercício financeiro, alinhada a práticas já utilizadas em anos anteriores, e que não decorre de queda na arrecadação, até porque o exercício financeiro teve início há menos de 20 dias. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.