Bolsonaro unifica dados de brasileiros em uma plataforma única

Informações, como CPF, data de nascimento e biometria, ficaram cadastrados em uma única plataforma

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro unifica dados de brasileiros em uma plataforma única

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro instaurou um decreto nesta quinta-feira (10), que irá integrar em uma mesma plataforma os dados pessoais de todos os brasileiros, incluindo informações biométricas. 

O decreto chamado de "Cadastro Base do Cidadão", que também cria o Comitê Central de Governança de Dados, estabelece normas e diretrizes para que haja uma facilitação no compartilhamento de dados entre órgãos e entidades da administração pública federal, autárquica e fundacional e demais poderes da União. 

Ao que o texto indica, a base de dados será composta por dados biográficos como: o CPF, nome, data de nascimento; Além de dados biométricos. O órgão responsável por supervisionar a ferramenta será Comitê Central de Governança de Dados, que também terá o poder de inserir novas informações na base. Contudo, apenas sete representantes do governo terão permissão para gerenciar os dados.

De acordo com o texto, as regras não irão se aplicar ao compartilhamento de dados com conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas e com o setor privado. Dados protegidos por sigilo fiscal que estejam sob gestão da Receita Federal também não poderão ser compartilhados.

O decreto garante que as informações serão compartilhadas de maneira mais ampla possível, sendo observadas as restrições legais previstas no disposto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário