Por regras de emissão, Sandero RS deve sair de linha no país

Esportivo tem motor 2.0 aspirado e não deve ter sucessor

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Por regras de emissão, Sandero RS deve sair de linha no país

O ano de 2021 e o aperto das regras de emissões poderá significar a produção de mais um modelo tradicional. Trata-se do esportivo Sandero RS equipado com motor 2.0 aspirado, o mesmo já usado no extinto Fluence e também no Duster e na pick-up Oroch. O esportivo da Renault não se adequará às novas regras de emissões e ruído Proconve PL 7, que passam a valer no início de 2022. 

A montadora que havia paralisado sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), em agosto deste ano por falta de insumos, retomou a gradativamente a produção do RS que embora seja um carro interessante tem vendas em pouca quantidade.

A título de curiosidade, o último lote do Sandero RS teve 130 unidades produzidas, sendo 100 para o mercado nacional e 30 que serão exportadas para a Argentina. De janeiro a agosto deste ano o hatch teve 200 unidades emplacadas no Brasil. O preço do RS no país é de R$ 95.780.

Tendo em vista a baixa procura por parte do consumidor e o Proconve PL 7 que obriga a venda dos carros que não se enquadram nas regras até março de 2022, este deve ser o último lote do RS produzido pela Renault no Brasil. 

O modelo é equipado com motor 2.0 16V F4R de 150cv com câmbio manual de seis marchas. 

Futuro

A Renault não deve, ao menos no médio prazo, produzir aqui a nova geração do Sandero e Logan já oferecidos na Europa. Tal atitude faz parte dos planos da Renault em aumentar seu market share e tornar seus produtos mais competitivos. 

Este é mais um indício de que a marca não deverá continuar com o RS por aqui. 

Em março deste ano a Renault informou que irá investir R$ 1,1 bilhão no complexo industrial Ayrton Senna, no Paraná. Com isso, marca renovará a gama atual de veículos e equipará alguns modelos com motor turbinado. Mas não significa, de novo, que Renault invista em novidades além de um motor 1.0 turbo para a dupla e, quem sabe, um facelift. 

Estão nos planos desse investimento um mini-SUV usando a plataforma do Kwid, já comercializado na Índia. O novo produto deve dar impulso ao portfólio de compactos da marca que andam em baixa por aqui. 

Além disso o Duster receberá motor 1.3 turbo além da Oroch que passará por mudanças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.