Pré-estreia do filme "Eugênia e Fausto" chega à Sala de Cinema Walter da Silveira, em Salvador
Sessão gratuita conta com a presença da equipe de produção e bate-papo ao final

A Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada em Barris, em Salvador, será palco da aguardada sessão de pré-estreia do filme "Eugênia e Fausto" (2023), nessa quarta-feira (7). O evento é aberto ao público e gratuito, contando com o apoio institucional da DIMAS, Funceb e Governo do Estado da Bahia. A sala de cinema é gerida pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Com direção, roteiro adaptado, arte e figurino assinados por Hyndra Lopes, o filme marca uma nova etapa na carreira da diretora, que iniciou sua trajetória no audiovisual com o curta-metragem "Pelas ondas lambem-se as margens" (2022), uma reflexão sobre o feminino no cinema brasileiro por meio de cartazes. Em "Eugênia e Fausto", seu primeiro trabalho ficcional, a história gira em torno do casal Eugênia (Cecilia Veras) e Fausto (João Marcos Guimarães).
Hyndra Lopes conta com uma equipe talentosa, composta pelo coletivo de curtas-metragens universitários O Fauno. A direção de fotografia e montagem são assinadas por Nicolas Arize, enquanto a produção executiva e a assistência de fotografia são de Julia Heberlé Neubern. O desenho de som fica a cargo de Pedro Botto, e a assistência de produção é realizada por Vica Portela, com a maquiagem assinada por Mariana Teixeira. São nomes promissores na nova cena do cinema universitário baiano.
O curta-metragem "Eugênia e Fausto" traz uma reflexão sobre os pontos de interseção entre o cinema e o teatro, a partir da adaptação parcial da peça "Um certo Nelson Rodrigues ou a soma das nossas obsessões", escrita por Núbia Bento Rodrigues. Núbia, além de antropóloga e professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia, também se dedica à escrita de ficção. Seu primeiro livro, "Roteirista e Personagem", foi publicado em 2016 pela Editora Kazuá.
A transformação da obra teatral de Núbia em formato de filme foi motivada pela vontade de experimentar um estilo de escrita sintético, econômico e completo, próprio da linguagem teatral. No enredo, personagens contemporâneos se envolvem em tramas rodrigueanas, explorando temas como amor, ciúmes e as complexidades das relações interpessoais. A sessão de pré-estreia será seguida por um bate-papo com a equipe de produção, proporcionando ao público uma oportunidade única de conhecer os bastidores e a inspiração por trás dessa obra cinematográfica.