Preço internacional e clima brasileiro impulsionam alta do etanol nas bombas
Combustível teve sexto aumento consecutivo em novembro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Após meses em queda, o preço do etanol voltou a subir no Brasil, por causa do clima no país e do mercado internacional. O valor médio chegou a cair para R$ 3,48, em agosto. Agora, após a sexta alta consecutiva, atingiu R$ 3,79.
Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulgou novo balanço na última sexta-feira (11).
O professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Robson Gonçalves, explicou que a oscilação do etanol está também diretamente ligada à variação no preço da gasolina.
“No Brasil, o preço do etanol tem seus movimentos determinados pelo preço da gasolina, e a gasolina voltou a subir (no cenário internacional) recentemente. Há um progressivo aumento da gasolina, que puxa o etanol na mesma proporção”, declarou ele, ao R7.
Já o diretor de Economia e Inteligência Setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Luciano Rodrigues, destacou que diversos fatores impactam no valor que chega nas bombas para o consumidor final.
“É importante ressaltar que o preço de bomba não depende apenas do preço do produtor, mas também da margem de distribuição, da margem de postos e preço do transporte”, detalhou ele, também ao R7.