Prefeitura de Salvador inicia requalificação da orla na Gamboa de Baixo
No total, foram investidos R$9,7 milhões na região

Foto: Farol da Bahia
Moradores da Gamboa de Baixo, em Salvador, serão contemplados com uma nova orla. Após anos de luta da comunidade local, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) assinou nesta quinta-feira (1°) a ordem de serviço para o início das obras na região. Banhada pelo mar da Baía de Todos-os-Santos, a Gamboa de Baixo, situada entre os bairros de Dois de Julho e Comércio, é conhecida por sua beleza natural que encanta baianos e turistas.
De acordo com o gestor municipal, o trecho da orla ficará ainda mais atrativo e seguro para moradores e visitantes. “Iremos fazer aqui um grande projeto de urbanização da orla da Gamboa, mais conhecida como cais da Gamboa. Além da grande contenção marítima, implantação de piso intertravado, espaço para pescadores e rampa de acessibilidade para os restaurantes, termos também espaço de lazer. Com certeza essa obra vai mudar a realidade das pessoas que moram aqui. É um sonho antigo da Gamboa, um projeto que a prefeitura discutiu com a comunidade”, afirmou Bruno.
No total, segundo ele, o investimento foi de R$9,7 milhões na região. A requalificação da orla da Gamboa de Baixo envolverá melhorias na pavimentação, com colocação de piso intertravado, concreto e granito, além de rampas de acessibilidade. Os pescadores terão uma nova área coberta para o apoio de suas atividades, equipada com bancada, lavanderia e chuveiro. A previsão é de que a obra seja concluída em 12 meses.
Na ocasião, Bruno também entregou uma contenção de encosta de 400 m² de área. “Essa estrutura, sem dúvidas, dará mais segurança e tranquilidade aos moradores no período de chuvas. Aqui é uma das áreas mais bonitas da cidade e precisamos melhorar a vida das pessoas que moram nesta região. Essa área possui grande inclinação. Em 2020, essa encosta desabou e, de lá para cá, fizemos o projeto, viabilizamos recursos e executamos a obra. Essa é mais uma intervenção que vem para trazer segurança”, disse o prefeito.
Títulos e Morar Melhor
Bruno Reis anunciou na manhã de hoje que, nos próximos 60 dias, serão entregues 585 títulos às famílias que moram na Gamboa e no Unhão. “As pessoas terão os documentos da casa e a garantia de permanência em suas próprias moradias”, afirmou o gestor municipal.
Outro projeto previsto para os moradores da Gamboa de Baixo é o Morar Melhor. "Vamos contemplar casas que precisam de pintura, reboco e telhado, mas que não tenham problemas estruturais. São 151 casas na Gamboa e 55 no Unhão. Estamos falando de 216 casas”, concluiu.


