Presa na Itália, licença de Carla Zambelli na Câmara encerra hoje

Deputada pode ter mandato cassado

Por Da Redação
Às

Atualizado
Presa na Itália, licença de Carla Zambelli na Câmara encerra hoje

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Após 127 dias, a licença parlamentar da deputada Carla Zambelli (PL-SP) encerra nesta quinta-feira (2). O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), havia concedido 7 dias de afastamento sob a justificativa de "questões de saúde" e 120 dias por "interesse particular", a partir de 5 de junho. O período começou a contar a partir de 29 de maio, quando foi feito o pedido.

Com o encerramento das despensas, as faltas de Zambelli passam a ser contabilizadas. O regimento interno da Câmara determina que os parlamentares podem perder o mandato caso faltem mais de um terço das sessões do plenário da Casa. A situação é semelhante ao do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que teve o período de afastamento  encerrado no dia 20 de julho.

A deputada está presa na Itália desde 29 de julho, após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. Ela foi condenada em 15 de maio, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF. 

Zambelli também foi condenada a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. A parlamentar é acusada de perseguir, armada, o jornalista Luan Araújo, em outubro de 2022, durante o segundo turno das eleições, em São Paulo.

Além da possibilidade de perder o mandato por faltas, a Constituição determina que deputados condenados criminalmente devem ser cassados após o trânsito em julgado. Caso ela perca o mandato quem assume a vaga é o suplente, o deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.