Presidente Biden alerta para aumento do antissemitismo após ataques do Hamas
Dia Internacional da Lembrança do Holocausto destaca urgência em combater o ódio

Foto: Reprodução/CNN
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou nesta sexta-feira (26), a importância do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, alertando para um crescente antissemitismo após os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro.
Biden, que lançou a primeira estratégia nacional dos EUA para combater o antissemitismo em maio de 2023, enfatizou a urgência de lembrar o Holocausto diante do ataque do Hamas que resultou na maior perda de vidas em um único dia desde a fundação de Israel em 1948, matando 1.200 pessoas.
O presidente condenou o "aumento alarmante do antissemitismo desprezível" no país e no exterior após o ataque do Hamas, destacando a necessidade de uma forte reação contra o negacionismo do Holocausto e esforços para minimizar os horrores perpetrados pelo Hamas em 7 de outubro, incluindo relatos de violência sexual contra civis israelenses.
Biden também reafirmou o compromisso de seu governo em condenar e combater o antissemitismo, trabalhando para garantir a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas desde 7 de outubro.
O presidente, que visitou um campo de concentração alemão com seus filhos e netos para mostrar a profundidade do antissemitismo, também reconheceu o aumento dos incidentes antissemitas, antiárabes e antimuçulmanos desde os ataques de outubro.