• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Presidente do Inep pede estudo para terceirizar banco de questões usado no Enem

Presidente do Inep pede estudo para terceirizar banco de questões usado no Enem

Dupas exige levantamento até 30 de agosto para "subsidiar demandas da Presidência"

Por Da Redação
Às

Presidente do Inep pede estudo para terceirizar banco de questões usado no Enem

Foto: Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, solicitou um estudo sobre a possibilidade de terceirizar a elaboração e revisão de questões do Banco Nacional de Itens (BNI), que fornece itens ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação é do jornal O Globo. 

O chefe da Diretoria de Avaliações da Educação Básica (Daeb), Anderson Soares Furtado de Oliveira, enviou um documento aos coordenadores do instituto com a solicitação. A requisição do estudo, segundo documento ao qual o jornal teve acesso, foi um pedido do próprio presidente do Inep. No texto, o chefe da Daeb pede que o estudo seja entregue até o dia 30 de agosto para "subsidiar demandas da Presidência".

O documento gerou reação entre os servidores que temem interferência nas avaliações da instituição. Além disso, a avaliação é que a medida, caso seja concretizada, possa fragilizar a segurança das avaliações do órgão e esvaziar o Inep de suas principais funções. O texto fala em dois cenários a serem analisados. O primeiro, com a manutenção do atual modelo do BNI, mantido pelo Inep com a participação de colaboradores. No segundo, Oliveira pede que seja analisada a possibilidade de “terceirizar a elaboração e revisão de itens, bem como a montagem de instrumentos de medidas”.

Além do Enem, o BNI fornece questões para todas as avaliações de larga escala feitas pelo Inep, como as provas que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), usadas para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), e os testes aplicados para medir a qualidade do ensino superior, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.