• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Primeira execução por asfixia com nitrogênio deve acontecer nesta quinta (25) nos EUA

Primeira execução por asfixia com nitrogênio deve acontecer nesta quinta (25) nos EUA

Caso inédito levanta debate sobre métodos de pena de morte

Por Da Redação
Ás

Primeira execução por asfixia com nitrogênio deve acontecer nesta quinta (25) nos EUA

Foto: Divulgação

Está agendada para a meia-noite desta quinta-feira (25) a primeira execução por asfixia com nitrogênio nos Estados Unidos, um método nunca antes utilizado em casos de pena de morte ao redor do mundo. O estado do Alabama busca executar Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, acusado de homicídio, apesar das condenações da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Anistia Internacional contra o método.

Kenneth Smith foi condenado por assassinato por encomenda em 1988 e é o centro de um caso particularmente incomum, pois já sobreviveu a uma tentativa anterior de execução por injeção letal, que falhou em novembro de 2022 devido a dificuldades em inserir uma linha intravenosa em uma veia.

Especialistas da ONU expressaram preocupação com a possível aplicação do método inédito, alertando que a privação de oxigênio por meio de uma máscara facial conectada a um cilindro de nitrogênio poderia configurar tratamento cruel, desumano ou degradante, ou até mesmo tortura, violando os direitos humanos do detento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.