Primeira Turma do STF vota para absolver réu do núcleo 3 da trama golpista
Núcleo é formado por nove militares, entre eles, os chamados "Kids pretos"

Foto: Gustavo Moreno/STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (18), por unanimidade, condenar nove dos dez réus do núcleo 3 da ação que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O núcleo é formado por nove militares, entre eles, os chamados "Kids pretos".
A ministra Cármen Lúcia foi a responsável pelo voto decisivo. A magistrada acompanhou integralmente o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que optou por absolver o réu Estevam Theophilo e condenar Márcio Nunes de Rezende Júnior e Ronald Ferreira de Araújo apenas por incitação ao crime e associação criminosa.
Os outros réus foram condenados por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração do patrimônio público.
Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), os réus teriam planejado o assassinato de autoridades brasileiras, como o presidente Lula (PT), o vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes.


