Primeiro dia de Enem tem 26% de abstenções, segundo dados do Inep
Provas foram aplicadas ontem (21) em todo o Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O primeiro dia da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, foi realizado no domingo (21) e teve 26% de abstenção, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é menor do que o registrado em 2020, de 51,5%.
Ao todo 3,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer a prova. Do total, cerca de 2,3 milhões realizaram as provas em mais de 1,7 mil municípios.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, classificou o primeiro dia de aplicação do exame como “um sucesso”. Apesar do baixo número de inscritos, a porcentagem de faltas ainda em período de pandemia foi baixa, afirmou o ministro. “Mais importante não é o número de inscritos, mas o número de quem veio realmente fazer a prova”, disse.
O balanço foi divulgado em coletiva na sede do Inep nesta noite de domingo (21). Além do ministro, estavam presentes o presidente do órgão, Danilo Dupas, o delegado Cléo Mazzotti, da Polícia Federal, e o diretor de operações dos Correios, Carlos Henrique Ribeiro.
Se considerar apenas a modalidade impressa de aplicação do Exame, que concentra a maior parte das inscrições, as faltas chegaram a 25,5%. O estado com a maior porcentagem de faltas foi o Amazonas, com 40,6%. No Enem digital, 46,1% dos 68.893 inscritos não compareceram ao exame.
A primeira etapa do Enem contou com 45 questões de linguagens e códigos, 45 questões de ciências humanas, e uma redação sobre o tema: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.