Primeiro lote de vacina 100% brasileira contra a Covid-19 é liberada pela Fiocruz

Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o recebimento do imunizante

Por Da Redação
Ás

Primeiro lote de vacina 100% brasileira contra a Covid-19 é liberada pela Fiocruz

Foto: Fernando Brito

O primeiro lote da vacina contra a covid-19, 100% feita no país, foi liberada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o órgão, o imunizante — fabricado em parceria com a AstraZeneca — será entregue ao Ministério da Saúde para ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aprovação de qualidade ocorreu na segunda-feira (14), mas a informação só foi divulgada nesta terça-feira (15).

“O primeiro lote de vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais foi liberado pelo controle de qualidade nesta segunda-feira. A Fiocruz vem alinhando junto ao Ministério da Saúde a agenda dessa entrega, segundo a demanda da pasta. Outras informações sobre a vacina nacional serão divulgadas em breve”, informou a fundação em nota.

O imunizante é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os primeiros lotes produzidos no Brasil pela fundação usaram ingrediente farmacêutico ativo (IFA) — principal insumo do imunizante - enviado pela China.

O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o recebimento do primeiro lote 100% nacional nem sobre a quantidade de vacinas que será entregue.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.