Privatização do porto de Santos deve movimentar R$ 16 bilhões
Ação, afirma Ministério da Infraestrutura, está prevista para o 1º semestre de 2022

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O Ministério da Infraestrutura prevê que a privatização do porto de Santos, considerado o maior da América Latina, gere R$ 16 bilhões em investimentos. De acordo com o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários da pasta, Diogo Piloni, os estudos de modelagem econômica estão praticamente finalizados e a consulta pública deve acontecer até novembro. A privatização está prevista para o primeiro semestre de 2022. A informação é da revista Exame.
Devido ao andamento do processo, foi possível fazer uma estimativa mais precisa sobre o potencial do leilão. Há uma série de melhorias previstas, segundo a revista Exame, como o aprimoramento dos acessos terrestres ao porto e o aprofundamento do calado. Também está em pauta a construção de um túnel submerso entre Santos e Guarujá.
Com o desenvolvimento da ESG, sigla que faz referência a questões ambientais, sociais e de governança medidas nas práticas de uma empresa (em inglês, Environmental, Social and Governance), o porto de Santos, administrado pela estatal Santos Port Authority (SPA), realizou recentemente uma parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), para colocar em prática iniciativas referentes à descarbonização. Outras medidas a serem adotadas são a compilação de um inventário de emissão de gases de efeito estufa e a implantação de tecnologias voltadas para a despoluição do mar.
O porto de Santos fechou o semestre com resultados positivos. No último trimestre, o aumento do lucro chegou a 126% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 99 milhões.


