• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Procon do Rio de Janeiro registra casos de empréstimos consignados não autorizados

Procon do Rio de Janeiro registra casos de empréstimos consignados não autorizados

Caso será levado para Ministério Público do estado e federal

Por Da Redação
Ás

Procon do Rio de Janeiro registra casos de empréstimos consignados não autorizados

Foto: Divulgação/Procon-RJ

Do início de setembro até agora, o Procon de Petrópolis (RJ) registrou 30 casos de contratação indevida de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas. Os consumidores tiveram valores creditados em suas contas sem que fizessem a solicitação aos bancos. Em um dos casos, o consumidor recebeu um crédito de R$ 29 mil indevidamente. O Procon está apurando e faz um alerta para que aposentados e pensionistas fiquem atentos. 

De acordo com o órgão, os consumidores fizeram a denúncia após identificarem um valor no extrato bancário proveniente de uma transferência feita por outra instituição financeira. Muitos desses consumidores só perceberam que o dinheiro era de um empréstimo não contratado no mês seguinte à descoberta do valor adicional na conta, quando as parcelas do empréstimo começaram a ser cobradas em desconto direto na folha de pagamento.

Ainda de acordo com o órgão de defesa do consumidor, os casos foram registrados no Sindec (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor) e, em razão do número de reclamações, está sendo aberta uma Notificação de Investigação Preliminar (NIP).

O Procon informou que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon - órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública) solicitou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sejam tomadas providências em relação ao credenciamento da empresa investigada. A Senacon também informou ter registrado aumento nas reclamações contra o banco.

Em 2020, já são 707 casos, dos quais 471 registrados somente no último mês. Os casos da cidade também serão encaminhados para o Ministério Público do estado e ao MPF (Ministério Público Federal) para que se abra uma investigação, não só para averiguar a invasão nas contas dos consumidores, mas também para que seja apurada a liberação dos empréstimos junto ao INSS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.