Produção baiana de leite cresce no primeiro trimestre

Abate de suínos foi o único que apresentou algum resultado positivo no estado

Às

Produção baiana de leite cresce no primeiro trimestre

Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A produção baiana de leite cresceu no primeiro trimestre do ano e atingiu o segundo melhor resultado desde 1997. Os dados fazem parte das Pesquisas Trimestrais da Pecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nos três primeiros meses de 2019, a aquisição de leite cru na Bahia foi de 115,2 milhões de litros, número 0,5% maior que a do quarto trimestre de 2018 (114,6 milhões de litros), 2,1% superior à do primeiro trimestre do ano passado (112,8 milhões de litros) e menor apenas que a registrada no primeiro trimestre de 2011 (118,7 milhões de litros).  

A Bahia respondeu no primeiro trimestre de 2019 por 1,9% de todo o leite adquirido no país. O estado de Minas Gerais segue liderando amplamente a aquisição de leite, com 25,3% do total. 

No país como um todo, a aquisição de leite teve um aumento de 3,0% em relação ao primeiro trimestre de 2018 e a queda de 7,5% em comparação ao trimestre imediatamente anterior. Foi a maior captação para um primeiro trimestre desde 1997. 

Abate - O abate de suínos foi o único que apresentou algum resultado positivo no estado, no primeiro trimestre de 2019: crescimento de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2018.  

Foram abatidas 11,31 milhões de cabeças de suínos em todo o Brasil, o que representa aumentos de 5,5% em relação ao mesmo período de 2018 e de 1,1% na comparação com o quarto trimestre de 2018. Foi o melhor primeiro trimestre do abate nacional de suínos da série histórica. Santa Catarina segue liderando o abate de suínos, com 26,6% da produção nacional. A Bahia responde por apenas 0,3%. 

Os abates de bovinos e de frangos caíram no estado, tanto em relação ao quarto trimestre (-2,9%) quanto em relação ao primeiro trimestre do ano passado (-3,0%). Em todo o país, no mesmo período, foram abatidas 1,45 bilhão de cabeças de frangos, queda de 2,0% em relação a igual período de 2018 e aumento de 2,3% em relação ao trimestre imediatamente anterior. O estado do Paraná continua liderando o abate de frangos, com 32,3% da produção nacional no período. A Bahia teve 1,9% dos frangos abatidos no país nesse período. 

Ovos - A produção de ovos de galinha na Bahia também teve queda em relação ao quarto trimestre (-2,1%) e comparado ao primeiro trimestre de 2018 (-6,7%). Em todo o país, a produção foi de 912,64 milhões de dúzias no primeiro trimestre de 2019, o que corresponde a um aumento de 6,0% em relação ao primeiro trimestre de 2018 e a uma queda de 3,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Foi a maior produção em um primeiro trimestre desde 1997. 

O maior produtor de ovos do país continua sendo São Paulo com 27,9% da produção nacional no primeiro trimestre de 2019. A Bahia representa 1,2% da produção nacional. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.