Produção de petróleo foi de 2,879 milhões de barris por dia em maio, aponta ANP
Campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural

Foto: André Ribeiro/Agência Petrobras
De acordo com dados do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, divulgado nesta quarta-feira (06), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de petróleo no país atingiu cerca de 2,879 milhões de barris por dia (MMbbl/d) em maio. Além disso, foram registrados ainda 132 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3/d) de gás natural, totalizando 3,707 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d).
As informações estão disponíveis também no Painéis Dinâmicos de Produção de Petróleo e Gás Natural. Segundo o boletim, na região do pré-sal, foi registrado o volume de 2,835 MMboe/d, sendo 2,239 MMbbl/d de petróleo e 94,7 MMm3/d de gás natural, em maio. O valor corresponde a 76,5% da produção nacional. A produção teve origem em 128 poços.
Além disso, no mesmo mês, o aproveitamento de gás natural atingiu 96,5%, sendo disponibilizados ao mercado 46,3 Mmm³/dia. A queima de gás no mês foi de 4,5 Mmm³/d.
Os campos marítimos produziram 97,4% do petróleo e 86,7% do gás natura em maio, com os campos operados pela Petrobras sendo responsáveis por 94,2% do petróleo e do gás natural produzidos no Brasil.
Números
Em maio, o campo de Tupi, situado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural, com 776 MMbbl/d de petróleo e 36,6 MMm3/d de gás natural.
Já a instalação com a maior produção de petróleo, somando 165.478 bbl/d, foi a Plataforma FPSO Carioca, nos campos de Sépia e Sépia Leste, por meio de quatro poços a ela interligados.
Em gás natural, a instalação que produziu a maior quantidade foi Polo Arara, produzindo nos campos de Arara Azul, Araracanga, Carapanaúba, Cupiúba, Rio Urucu e Leste do Urucu 7,252 Mmm³/d por meio de 33 poços a ela interligados.
O Estreito, na Bacia Potiguar, teve o maior número de poços produtores terrestres (951), já Tupi, na Bacia de Santos, foi o campo marítimo com maior número de poços produtores (59), segundo o boletim da ANP.
Já os campos de acumulações marginais produziram 539,6 boe/d, sendo 187,2 bbl/d de petróleo e 56 Mm³/d de gás natural. O campo de Iraí, operado pela Petroborn, foi o maior produtor, com 212,9 boe/d.