• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Produção de petróleo foi de 2,879 milhões de barris por dia em maio, aponta ANP

Produção de petróleo foi de 2,879 milhões de barris por dia em maio, aponta ANP

Campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural

Por Da Redação
Ás

Produção de petróleo foi de 2,879 milhões de barris por dia em maio, aponta ANP

Foto: André Ribeiro/Agência Petrobras

De acordo com dados do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, divulgado nesta quarta-feira (06), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de petróleo no país atingiu cerca de 2,879 milhões de barris por dia (MMbbl/d) em maio. Além disso, foram registrados ainda 132 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3/d) de gás natural, totalizando 3,707 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d).

As informações estão disponíveis também no Painéis Dinâmicos de Produção de Petróleo e Gás Natural. Segundo o boletim, na região do pré-sal, foi registrado o volume de 2,835 MMboe/d, sendo 2,239 MMbbl/d de petróleo e 94,7 MMm3/d de gás natural, em maio. O valor corresponde a 76,5% da produção nacional. A produção teve origem em 128 poços.

Além disso, no mesmo mês, o aproveitamento de gás natural atingiu 96,5%, sendo disponibilizados ao mercado 46,3 Mmm³/dia. A queima de gás no mês foi de 4,5 Mmm³/d.

Os campos marítimos produziram 97,4% do petróleo e 86,7% do gás natura em maio, com os campos operados pela Petrobras sendo responsáveis por 94,2% do petróleo e do gás natural produzidos no Brasil.

Números
Em maio, o campo de Tupi, situado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural, com 776 MMbbl/d de petróleo e 36,6 MMm3/d de gás natural.

Já a instalação com a maior produção de petróleo, somando 165.478 bbl/d, foi a Plataforma FPSO Carioca, nos campos de Sépia e Sépia Leste, por meio de quatro poços a ela interligados. 

Em gás natural, a instalação que produziu a maior quantidade foi Polo Arara, produzindo nos campos de Arara Azul, Araracanga, Carapanaúba, Cupiúba, Rio Urucu e Leste do Urucu 7,252 Mmm³/d por meio de 33 poços a ela interligados.

O Estreito, na Bacia Potiguar, teve o maior número de poços produtores terrestres (951), já Tupi, na Bacia de Santos, foi o campo marítimo com maior número de poços produtores (59), segundo o boletim da ANP.

Já os campos de acumulações marginais produziram 539,6 boe/d, sendo 187,2 bbl/d de petróleo e 56 Mm³/d de gás natural. O campo de Iraí, operado pela Petroborn, foi o maior produtor, com 212,9 boe/d.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário