Brasil representa mais de 50% do PIB da América do Sul em 2021
País lídera índice da região desde 1970; Argentina, segunda colocada, foi responsável por 15,3% do PIB

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Mantendo a posição de liderança entre os países da América do Sul, o Brasil foi responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto da região em 2021, de acordo com dados do Banco Mundial.
A diferença em relação ao segundo país da lista é considerável: a Argentina foi responsável por 15,3% do PIB da região em 2021. Para especialistas, o resultado significa que o Brasil consegue aproveitar melhor suas potencialidades, mas não corresponde a ideia de que o país não passe por problemas ou não demande reformas para melhor desempenho.
Para Lia Valls, pesquisadora do Ibre-FGV e professora da UERJ, a liderança brasileira mostra o tamanho da própria economia, ligada a um território grande, maior nível de industrialização, riqueza em termos de recursos extrativos e agropecuária competitiva.
E relação ao PIB brasileiro, o Ipea prevê um crescimento de 1,8% este ano, com desaceleração registrada no segundo semestre, devido à inflação e a falta de perspectiva para o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia. Para 2023, o instituto prevê um crescimento de 1,3%.