Produção de veículos volta a crescer no país, diz Anfavea

Alta fica “represada” por falta de peças e não por queda de renda, diz novo presidente da associação

Em abril foram produzidos 185,4 mil veículos no Brasil, o que gerou uma pequena alta de 0,4% ante março deste mesmo ano. No entanto, ao comparar com o mesmo período do ano passado, quando a crise mundial dos semicondutores ainda não estava tão alarmante, houve queda de 2,9%. Os números são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea.

Já os números da produção no acumulado deste ano, mostraram uma queda de 13,6% contra o primeiro quadrimestre do ano passado. Em relação às vendas, a média diária foi de 7.750 veículos emplacados, o que é foi melhor desde dezembro do ano passado e melhor do que as 6.991 unidades vendidas por dia em março deste ano. Ao todo, foram emplacados 147,2 mil carros, o que representa uma leve alta de 0,3% ante o terceiro mês do ano, mas houve baixa de 15,9% se comparar com o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, houve uma queda de 21,4%, mas é preciso fazer uma ponderação, uma vez que no início do ano passado quase não havia restrição de oferta por conta da crise mundial dos semicondutores.

“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores”, explicou Márcio de Lima Leite, Presidente da ANFAVEA. “Apesar da inflação e da alta dos juros, ainda identificamos uma demanda reprimida de clientes particulares e sobretudo de locadoras, e os bons números de venda deste início de maio são indicadores dessa tendência. Esperamos que a situação da oferta comece a melhorar em meados do ano”, acrescentou.

Já as exportações, tiveram 153 mil veículos levados para fora do país, o que gerou alta de 17,9% contra o primeiro terço de 2021. Apenas em abril, quando foram exportadas 44,8 mil unidades, houve crescimento de 15,2% ante março deste ano e 32,3% contra abril de 2021, o que representa o melhor resultado para o quadrimestre desde 2018.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!