• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Produção industrial de 2020 apresenta queda em 12 das 15 regiões do país, aponta IBGE

Produção industrial de 2020 apresenta queda em 12 das 15 regiões do país, aponta IBGE

Bahia teve maior recuo de crescimento entre locais observados

Por Da Redação
Ás

Produção industrial de 2020 apresenta queda em 12 das 15 regiões do país, aponta IBGE

Foto: Reprodução/IBGE

A produção industrial teve queda em 12 dos 15 locais monitorados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, levando a indústria nacional a encerrar o ano com recuo 4,5%. O resultado negativo foi puxado, principalmente, pelo baixo desempenho do setor de veículos automotores de São Paulo. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta terça-feira (9). No acumulado do ano passado, os destaques negativos são Espírito Santo (-13,9%), Ceará (-6,1%) e São Paulo (-5,7%). 

Por outro lado, os índices positivos vieram de Pernambuco (3,7%), Rio de Janeiro (0,2%) e Goiás (0,1%). O IBGE informou também que 11 dos 15 locais mostraram recuperação de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal. As expansões mais acentuadas foram no Espírito Santo (5,4%) e no Ceará (4,7%), enquanto os recuos mais intensos foram na Bahia (-4,0%) e no Amazonas (-3,7%). 

No crescimento de 0,9% da atividade industrial na passagem de novembro para dezembro de 2020, na série com ajuste sazonal, houve predomínio de resultados positivos, alcançando 11 dos 15 locais pesquisados, refletindo, em grande medida, a ampliação do movimento de retorno à produção de unidades produtivas, após a adoção de medidas de combate à pandemia. Na divulgação da produção industrial do país no ano passado, no dia 2 de fevereiro, o IBGE havia apontado que o setor havia crescido 0,9% em dezembro, o oitavo mês consecutivo de alta, mas terminou o ano com a maior queda em quatro anos (4,5%). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.