Proficiência baixa em inglês

Confira o editorial desta quarta-feira (18)

[Proficiência baixa em inglês]

FOTO: Divulgação

Depois de duas quedas consecutivas, em 2018 e 2018, o Brasil volta a subir posições no ranking EF EPI, maior estudo global de proficiência em inglês. Subiu seis posições e figura na 53ª, entre 100 países (13 da África, 10 do Oriente Médio, 19 da América Latina, 24 da Ásia e 34 da Europa). Mas comemorar o avanço ainda é suspeito: segundo o estudo, o nível de proficiência na língua é apenas ‘baixa’. 

São variáveis as razões para a melhora no desempenho e um dos principais motivos é a busca pela qualificação para enfrentar o mercado de trabalho, já que o idioma se tornou uma exigência no currículo dos brasileiros. Agora, a tendência é recuperar o prejuízo de quando o inglês era considerado apenas um diferencial. 

Proficiência em inglês pode ser também um diferencial nos processos de recrutamento iniciais, principalmente de empresas multinacionais, que demandam comunicação com filiais distribuídas em diversos países, o que acontece, predominantemente, em inglês. Ou seja, ainda que a empresa não solicite oficialmente uma certificação de proficiência, ela fará o seu currículo se destacar no processo seletivo.

Enquanto a Europa apresenta nível muito alto de proficiência, a pontuação do Oriente Médio é muito baixa, ficando 109 pontos atrás. Tanto a Ásia quanto a África e a América Latina apresentam um nível considerado baixo.

No que se refere às cidades, as com melhores resultados mundialmente foram Copenhagen (659 pontos), Amsterdã (656), Helsinque (642), Oslo (639), Viena (635), Estocolmo (631), Berlim (627), Hamburgo (627) e Porto (624), todas com um nível muito alto de proficiência. 

São Paulo, com 521 pontos, Brasília, com 516 pontos, e Rio de Janeiro, com 512 pontos, neste caso, apresentam um melhor desempenho do que o Brasil como um todo, já que são consideradas cidades com proficiência moderada. São Paulo também impressiona ficando na frente de outras grandes metrópoles globalizadas como Tóquio e Dubai.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!