Profissionais de saúde que atuam em desastres terão acesso a material sobre saúde mental e atenção psicossocial
O material cita o Rio Grande do Sul e está disponível no site do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp)

Foto: Reprodução/JoãoVitorMoura/MS
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), lançou, este mês, a série Saúde Mental e Atenção Psicossocial para profissionais de saúde que atuam em desastres.
O material conta cartilhas temáticas sobre saúde mental e atenção psicossocial no acolhimento de vítimas de emergências e desastres e vídeo chamada "Emergências em Foco". O material cita o Rio Grande do Sul e está disponível no site do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp).
A série Emergências em Saúde Pública, conta que vítimas diretas, indiretas e profissionais de saúde em atuação nos desastres sofrem impactos significativos em saúde e bem-estar. Portanto, a escuta ativa e humanizada, junto com estratégias de acolhimento, é apontada como papel fundamental na prestação de assistência às pessoas envolvidas. O portal é atualizado diariamente.