Programa Criança Feliz, do Governo Federal, abre março com 60 milhões de visitas domiciliares

Dados divulgados informam que a Bahia é o estado com maior número de municípios com adesão ativa

[Programa Criança Feliz, do Governo Federal, abre março com 60 milhões de visitas domiciliares]

FOTO: Matheus Bacelar/Ministério da Cidadania

O Governo Federal do Brasil informou que a principal estratégia de atenção à primeira infância do Governo Federal, o Criança Feliz, programa do Ministério da Cidadania, abriu o mês de março com 60 milhões de visitas domiciliares registradas na história do programa.

A Secretaria de Atenção à Primeira Infância informou que o programa está com adesão ativa  em 3.027 municípios e acumula 1,59 milhão de indivíduos visitados em 1,33 milhão de famílias. São 1,27 milhão de crianças e 321 mil gestantes.

A primeira infância corresponde ao período da gestação até os seis anos e é considerada uma janela de oportunidade. É a fase em que a plasticidade cerebral do ser humano é maior para receber estímulos

De acordo com os dados divulgados, O estado com maior número de municípios com adesão ativa é a Bahia, com 373, seguido por Minas Gerais, com 328. Segundo o acompanhamento feito pela equipe técnica do Ministério da Cidadania, há outros 1.103 municípios elegíveis para fazer parte do programa.

O programa reúne áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos com a finalidade de promover o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Um dos objetivos centrais é dar suporte aos cuidadores e aprofundar a parentalidade na família.

O 'Criança Feliz' atende prioritariamente gestantes, crianças de até trinta e seis meses (três anos) e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além de crianças de até setenta e dois meses (seis anos) e suas famílias inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O Governo Federal informou que tem intensificado os investimentos na ação social desde o ano de 2019 e que houveram aumentos no repasse de recursos aos estados e municípios, com investimento superior a R$ 860 milhões, até o fim de 2021.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!