• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Projeção indica que expansão da economia do Brasil em 2022 será uma das piores

Projeção indica que expansão da economia do Brasil em 2022 será uma das piores

Dados da ONU apontam que o motivo se dá pela incerteza política nas eleições do próximo ano

Por Da Redação
Ás

Projeção indica que expansão da economia do Brasil em 2022 será uma das piores

Foto: Reprodução/Getty Images

De acordo com as projeções divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil terá dificuldades para acompanhar o ritmo da retomada do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados da entidade apontam que a economia nacional deve crescer uma taxa de apenas 1,8% em 2022, metade da expansão esperada para a economia mundial, de 3,6%.

O levantamento é da Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento em seu informe anual lançado em Genebra, e justifica que o motivo para a baixa taxa do crescimento é a incerteza política nas eleições de 2022.

A agência da ONU estima que o mundo perderá US$ 13 trilhões entre 2020 e 2022. Desse total, somente as perdas no Brasil chegarão a US$ 146 bilhões, o equivalente a 8% do PIB.

Contudo, de acordo com a entidade, apesar dos custos, a economia nacional conseguiu resistir à pandemia de Covid-19 melhor que os países vizinhos. "No Brasil, apesar do pesado custo humano da pandemia, a economia se contraiu em apenas 4,1% em 2020, o menor impacto entre as maiores economias latino-americanas", disse.

"Do lado negativo, a escassez de oferta das usinas hidrelétricas tem impulsionado a inflação, o que, por sua vez, está forçando o Banco Central do Brasil a aumentar a taxa de juros de curto prazo", alertou. 

Mas os riscos maiores são para 2022. "As forças negativas e a incerteza política associadas à próxima eleição presidencial brasileira provavelmente pesarão sobre as perspectivas em 2022, com o crescimento desacelerando para apenas 1,8%", constata.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.