Projeto aprovado na Câmara de Salvador facilita retrofit em imóveis antigos e históricos
Alterações propostas em PL da Prefeitura visam modernizar edificações

Foto: Paul R. Burley
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, na última quarta-feira (22), quatro projetos de lei do Executivo. Entre eles está o PL nº 424/2025, que altera trechos das Leis nº 9.281/2017 e nº 9.148/2016 para estimular a recuperação e a ocupação de imóveis no Centro Histórico e na orla da capital baiana.
A proposta busca viabilizar projetos de retrofit, técnica que moderniza edificações preservando a arquitetura original, para torná-las mais funcionais, sustentáveis e adequadas às normas atuais. A medida também pretende incentivar a requalificação de construções antigas e a revitalização de áreas desocupadas.
• Aladilce Souza diz que Bruno Reis tenta dar “golpe” no PDDU de Salvador
Elevadores
Uma das principais mudanças está na flexibilização da obrigatoriedade de elevadores em prédios com mais de 11 metros de altura.
A regra, prevista na Lei nº 9.281/2017, passa a permitir exceções para imóveis onde a instalação seja tecnicamente inviável ou comprometa o patrimônio arquitetônico.
De acordo com o prefeito Bruno Reis (União Brasil), o objetivo é atrair novos moradores e negócios para regiões que vêm sofrendo com a desocupação ao longo dos anos.


