PT processa Zema por danos morais após postagem vinculando fraudes no INSS ao partido de Lula
Sigla pediu à Justiça remoção das postagens e indenização de R$ 30 mil

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O PT ajuizou uma ação de indenização por danos morais contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), após publicações nas redes sociais em que o político atribui ao partido a responsabilidade por fraudes que causaram prejuízos a aposentados brasileiros.
No Instagram e no X (antigo Twitter), Zema publicou que “o PT roubou os aposentados” ao comentar o esquema bilionário de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para o PT, as acusações do governador são “falsas, ofensivas, desinformativas e caluniosas”. A petição, apresentada ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), argumenta que a acusação carece de fundamento porque a maior parte das fraudes teve início durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) em 2019.
O partido pede a remoção das postagens e uma indenização de R$ 30 mil.
“O partido ressalta que a liberdade de expressão não é absoluta e não pode ser utilizada para propagar ofensas e notícias falsas que prejudiquem a imagem de terceiros. Por isso, pede, em caráter de urgência, que a Justiça determine a remoção das publicações de Zema nas redes sociais”, diz a nota divulgada no site oficial do PT.