Vídeo: “Quando falamos de reparação, buscamos equidade e não igualdade”, afirma Isaura Genoveva no Podomblé
Secretária Municipal da Reparação explica diferenças entre os dois conceitos e defende políticas públicas que levem em conta o impacto histórico do racismo

Foto: FB Comunicações
No episódio exibido nesta segunda-feira (1) do Podomblé, a secretária municipal da Reparação de Salvador, Isaura Genoveva Neta, discutiu os conceitos de igualdade e equidade dentro das políticas públicas de enfrentamento ao racismo. Em conversa com o apresentador Adriano Azevedo, ela destacou que tratar de reparação racial exige reconhecer desigualdades históricas e adotar instrumentos capazes de corrigi-las.
Segundo Isaura, a ideia de equidade é indispensável para políticas reparatórias. “Quando falamos de reparação, buscamos equidade e não igualdade, porque a igualdade é dizer que nada aconteceu”, afirmou. Para a secretária, aplicar igualdade de forma direta desconsidera “todo o processo histórico” que marcou a vida da população negra — incluindo racismo, discriminação e exclusões estruturais.
Ela explicou que, no modelo de igualdade, as condições são niveladas sem considerar os diferentes pontos de partida: “Quando você simplesmente iguala, você faz esse apagamento”, disse.
A equidade, por outro lado, segundo Isaura, busca corrigir esse desnível: “Quando você faz o processo de equidade, você está buscando reparar. Quem estava mais atrás vai ter subsídio para estar mais na frente, para compensar esse desnível que houve ao longo da vida.”
Ao lado do apresentador, a secretária reforçou que a equidade é fundamental para que pessoas negras possam disputar oportunidades em condições reais de igualdade, após séculos de desigualdade acumulada: “Na equidade, você quer combater esse processo histórico e colocar a pessoa que ficou a reboque durante séculos no nível de pé de igualdade para concorrer com todos os subsídios.”
O episódio integrou a série especial do Podomblé dedicada às discussões sobre políticas públicas, igualdade racial e ações de enfrentamento ao racismo.
Assista ao corte:


