Quase 3 mil crianças entraram ilegalmente nos EUA em dois meses
Desse total, apenas 12 entraram no país sem a companhia dos pais ou responsável

Foto: Reprodução/Getty Images
Entre maio e junho deste ano, 2.857 bebês e crianças com até seis anos entraram ilegalmente nos Estados Unidos pelo México e acabaram detidas pelo serviço de migração. Os dados são do órgão americano de Alfândega e Controle de Fronteira.
Do total de quase 3 mil crianças, 12 entraram no país sem a companhia dos pais ou de algum responsável legal por elas e, no momento do encontro com autoridades americanas, foram mantidas temporariamente sob custódia do governo do democrata Joe Biden.
A cifra de brasileiros detidos em 2021 ao avançar pela fronteira dos EUA sem visto (29,5 mil) é o recorde registrado em toda a série histórica, que mede desde 2007. Há 10 anos, em 2011, apenas 472 brasileiros foram detidos na mesma condição.
A maioria das quase 4.867 crianças de até 6 anos que chegaram dessa forma aos EUA desde outubro do ano passado estava acompanhada dos pais. O mesmo vale para as outras 1.297 crianças brasileiras entre 7 e 9 anos e os 2.585 pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 17 anos que, igualmente, fizeram o trajeto no período.