• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Quase 800 casos de diarreia são registrados em Feira de Santana no mês de janeiro

Quase 800 casos de diarreia são registrados em Feira de Santana no mês de janeiro

Em 2025, o município somou 9.317 registros

Por Da Redação
Às

Atualizado
Quase 800 casos de diarreia são registrados em Feira de Santana no mês de janeiro

Foto: Reprodução g1

A cidade de Feira de Santana registrou 769 casos de diarreia em janeiro de 2026, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (Viep). O número é inferior ao levantamento do mesmo período do ano anterior, quando 1.252 casos foram contabilizados. Em todo o ano de 2025, o município somou 9.317 registros da doença.

Tradicionalmente associada ao consumo de alimentos estragados, especialmente no verão, quando as altas temperaturas favorecem a deterioração mais rápida, a diarreia pode ter outras causas. Além da contaminação hídrica e alimentar, o quadro também pode estar relacionado a infecções como influenza, Covid-19, dengue e outros vírus respiratórios.

De acordo com o nutricionista da Viep, Lázaro Melo, as causas da doença não são exclusivamente atribuídas à alimentação. “Existe uma relação importante entre a diarreia e algumas viroses. A população costuma associar o quadro apenas à alimentação, mas essa não é sempre a causa”, explicou.

Conforme dados do Viep, a maior ocorrência é entre crianças de 1 a 4 anos e pessoas acima de 10 anos. Entre as crianças pequenas, o maior risco está ligado ao comportamento típico da idade.

Já entre adolescentes e adultos, os casos estão mais associados ao consumo de água e alimentos fora de casa, muitas vezes sem condições ideais de preparo e conservação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.